FLUSH, O QUE SIGNIFICA E PORQUE É IMPORTANTE!
Flush significa lavar com fluidez, é o processo de limpeza pelo qual se eliminam os minerais restantes no solo e presos às raízes antes da colheita ou para uma eventual limpeza de excessos de nutrientes das regas. É extremamente importante, pois, sem esse processo a planta fica impregnada de minerais em seus tecidos, oriundos de macro e micro nutrientes oferecidos durante o cultivo ou fornecidos sem querer em demasia, e dejetos de micro organismos ou restos químicos no solo que impregnarão esses tecidos vegetais e, que se não forem eliminados, podem comprometer desde o sabor, o aroma, os efeitos e até a potência da colheita.
QUANDO FAZER O FLUSH?
O flush deve ser feito de 10 a 7 dias antes da colheita, procure saber bem que dia mais ou menos será feita a colheita, programe-se e faça-o no tempo certo para que o resultado seja o mais dentro dos padrões de qualidade que você quer.
Também se pode faze-lo durante todos os ciclos da planta, não só na colheita. Esse flush seria basicamente para eliminar nutrientes colocados em demasia, ou para lavar um solo que esteja saturado e com EC incorreta, por exemplo.
Flush pode ser feito com água pura, sem cloro, mas deve-se atentar para o pH e a EC que devem ser neutros. O uso de produtos que auxiliam na remoção dos compostos químicos presos às raízes e no solo é altamente recomendado, como o Flora Kleen da General Hydroponics, pois facilitam a vida da planta e potencializam a eliminação dos dejetos, deixando a planta mais confortável e com menos estresse ao eliminar de seus tecidos elementos indesejáveis, além de corrigirem quaisquer irregularidades da água.
COMO FAZER FLUSH PARA MÁXIMO RESULTADO?
Meça a litragem do vaso onde está a planta e coloque-o num local onde a água possa escoar, coloque 2x essa quantidade de litros do vaso, da solução que será usada para fazer o flush (água + Flora Kleen, por ex.), espere escoar bem (cerca de 15 a 20 min.) repita a operação e espere escoar novamente, coloque o vaso de volta no lugar onde estava sendo cultivado e não regue mais até o dia da colheita.
EXISTE ALGUMA CONTRA INDICAÇÃO AO FLUSH? POSSO PREJUDICAR MEU CULTIVO FAZENDO FLUSH?
Não deve ser feito em casos onde houve rega demais, a menos que tenham sido regas com nutrientes demais e as plantas estejam sofrendo com isso, espere secar um pouco para fazer um flush. O flush na verdade é também indicado para corrigir erros no cultivo, erros de alimentação ou regas incorretas, portanto dificilmente o grower vai prejudicar seu cultivo se fizer um flush. Sendo a água de boa procedência, com pH e EC corretos, cada lavagem das raízes deixa a planta pronta para receber novos alimentos ou micro organismos, isso faz com que ela se cure de qualquer erro provocado por manejos incorretos.
Dica do grower: Para saber se o resultado final do cultivo veio de um manejo correto, com flush adequado, é só atentar para a cor das cinzas ao queimar a planta seca, caso estejam esbranquiçadas, claras, significa que a planta foi bem lavada e os sabores e aromas estarão preservados, mas caso as cinzas sejam muito escuras, significa que a matéria seca vegetal pode estar impregnada de substâncias nocivas até para a saúde de quem consome, pois o flush nem deve ter sido feito ou o foi de maneira incorreta.
Categorias
- Acessórios
- Atacado
- Bandejas
- Blunts
- Boladores/Armadores
- Bolsas/Bags
- Camisetas
- Cases/Cigarreiras
- Chaveiro (LIGHTER LEASH)
- Cinzeiros
- Controlador de Umidade
- Cuia/Bowl
- Dichavador/Esmurrugador
- Diversos
- Filtros
- Growshop
- Headshop
- Incensário
- Isqueiros
- Kits
- Limpador de Piteiras
- Nectar Collector
- One Hit/One Shot
- Pipes/Cachimbos
- Piteiras
- Porta Beck
- Potes Herméticos
- Potes/Caixas
- Pulverizadores
- Sedas
- Sedas e Piteiras de Vidro
- Slicks
- Suportes
- Temporizadores
- Termo-Higrômetro
- Tesouras
- Tesouras
- Vasos
- Ziplock